sábado, 28 de março de 2020

Misticismo

Sêr Místico

Por definição natural, misticismo é a prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza e ao Universo.

Desta forma, a Mística se distingue da Religião por referir-se e procurar ter a experiência direta e pessoal com a divindade que cada um tem, com o transcendente, sem a necessidade de intermediários, dogmas ou de uma Teologia.

O Místico é o estudioso que aplica o que conhece, pois tem noção dos efeitos de não agir conforme o seu saber interior. Saber é a origem e o principio da palavra sabedoria. Muitas pessoas são ávidas de ensinar sem terem a mínima noção do que estão falando. Seguem valores dos outros que, invariavelmente, são manipuladores de mentes.

O sábio só o é porque aplica o seu conhecimento. A sabedoria vem do conhecimento aplicado. Os nossos valores são, essencialmente, como a própria palavra já diz, oriundos de nosso interior e de tudo aquilo que gostamos e apreciamos.

A ciência consegue explicar como o mundo funciona, mas não ajuda o ser humano a encontrar um significado para sua vida.

Em minha vida já trilhei vários caminhos. Posso, hoje, entender a diferença entre Filosofia de Vida e Religiões. Parece ser a mesma coisa para quem não conhece em profundidade cada uma destas práticas, mas em verdade se trata de opostos.

Um, para existir, precisa de sua mente obtusa, outro de sua mente aberta, pesquisadora e clara. Não posso ser uma coisa apenas porque é bom ou porque sigo os outros. Preciso efetivamente entender o que é bom e recomendável para mim.

Religião é seguir homens. Filosofia de Vida é seguir a si próprio sem medo e sem temor. Obviamente é mais difícil encontrar e escolher uma filosofia de vida que nos agrade, porém, sempre o que é mais fácil é menos recomendável.

Sou o que admito ser.

Serei amanhã o fruto dos pensamentos e decisões que tomo hoje. Jamais posso querer ser uma pessoa de sucesso se renego o meu trabalho. Jamais terei uma empresa profícua se o que penso sobre ela é vendê-la. Jamais terei uma vida feliz se convivo com uma pessoa que não suporto, mas que me dá apenas e tão somente segurança financeira. Jamais terei um dia feliz se a minha vida é pautada por atitudes e momentos supérfluos.

Assim, não adianta reclamar da vida que levo hoje achando que deus me abandonou. A minha vida atual foi construída em minhas atitudes tomadas ontem. Se preciso mudar, tenho efetivamente que criar novos valores e sucessivamente novas atitudes.

Amor, Luz e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário